TERCEIRA IDADE
COM A PALAVRA, A TERCEIRA IDADE
O envelhecimento populacional é hoje um fenômeno universal, tanto que o perfil demográfico da população brasileira vem mudando radicalmente nos últimos anos. Já não há tantas crianças e jovens como no século 20. A tendência é que, em 2050, 22,5% de toda a população brasileira seja formada por idosos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Nos próximos 20 anos, a população de 60 anos vai mais que triplicar, passando dos atuais 22,9 milhões para 88,6 milhões. A expectativa média de vida do brasileiro deverá aumentar de 75 para 81 anos.
Ainda segundo o IBGE, a Região Sudeste é a que terá, em 2030, o maior número de pessoas com mais de 60 anos, cerca de 19,5 milhões, quase 50% da população total dessa faixa etária. Em segundo lugar, ficará a Região Nordeste, com cerca de dez milhões de idosos.
No que se refere às taxas de crescimento entre 2000 e 2030, a Região Centro-Oeste lidera com 300% no número de idosos; depois a Norte, com 250%; Sul, com 200%; Sudeste, 195%; e Nordeste, 146%, ainda de acordo com o IBGE.
Outra importante característica da população idosa é revelada por uma pesquisa feita pela Nielsen, mostrando que 38% das donas de casa já têm mais de 50 anos. Elas são responsáveis por 40% dos gastos com bens de consumo, como itens de higiene e perfumaria.
Além disso, o esudo mostra ainda que grande parte dos idosos frequenta o ponto de venda em horários comerciais e de maneira planejada. Aproximadamento, 38% optam pelas compras durante a semana, no horário da tarde ou noite. E 28% costumam ir aos pontos de vendas no fim de semana. Essas informações são importantes para ajudar o varejista a traçar suas estratégias de atenção ao público idoso.
Em 1° de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Idoso.
REVISTA DA FARMÁCIA – ASCOFERJ ED. 188 - SET/OUT 2015